Conhecida como BPL (Broadband over Power Lines – Banda Larga Via Rede Elétrica), em breve, ela será uma rede de acesso à internet através de uma simples tomada elétrica, e até mesmo os consumidores domésticos terão acesso.
Atualmente, na cidade de São Paulo, alguns edifícios empresariais já se beneficiam desta tecnologia com o acesso à internet através da eletricidade, o que representa um grande benefício.
Certamente, milhares de consumidores gostariam de ter o seu computador ligado na tomada e já conectado à internet. Porém, a BPL ainda é um acesso caro em comparação à banda larga (via cabo), embora a tendência seja, no futuro, que o preço da BPL seja mais baixo em relação as demais. Mas, para que isso ocorra, será preciso expandir toda a infraestrutura que temos hoje, como por exemplo, fazer a manutenção dos postes com fios antigos ou mesmo, fazer a troca de toda fiação e colocar aparelhos chamados repetidores para manter o sinal constante até chegar na residência. Dessa forma, o sinal da banda larga via eletricidade ficará no mesmo nível da banda larga via cabo e chegará na casa do consumidor. Afinal, com a demanda crescente do acesso à internet, as empresas de “internet via eletricidade” começarão a mostrar interesse em oferecer expansão para esse tipo de plano.
Na verdade, se este tipo de tecnologia já estivesse popularizado em residências, certamente iria causar interferência entre alguns aparelhos elétricos ou eletrônicos. E no caso de um chuveiro, por exemplo, este ao ser usado ao mesmo tempo com a internet por eletricidade, ambos levariam à queda da velocidade na transmissão de dados, e a melhor forma de evitar esse problema, seria a instalação de filtros de linha e estabilizadores de última geração para manterem a velocidade de transmissão constante. Hoje, os postes e os fios estão expostos ao frio, ao calor, à chuva e ao vento, e também, ao ruído proveniente dos transformadores que precisam de novos investimentos até que qualquer pessoa tenha acesso à internet via eletricidade. Isso, porque nesta tecnologia estão envolvidas empresas de energia e telecomunicação para que a internet pela eletricidade seja um sucesso. Com certeza, com um pouco mais de paciência, esta tecnologia em breve chegará na sua casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário