quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Aumenta o número de transplantes de órgãos em Pernambuco

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) informou que o número de transplantes de órgãos no estado cresceu 20% este ano. Até esta quinta-feira, já foram realizados 1.081 procedimentos, contra 895 do mesmo período de 2010. Destacam-se os implantes de córnea (650), rim (197), medula óssea (112) e fígado (104).
Apesar dos bons resultados, a Secretaria alerta que a lista de espera por um órgão ainda é grande: 3.344 pessoas. As maiores filas são para rim (1.877), córnea (1.287) e fígado (169). Coração, com seis pessoas na lista, tem uma longa espera devido ao baixo número de doações desse órgão.

“Esse é resultado de campanhas de conscientização, que fazemos ao longo do ano, e do trabalho dos profissionais que atuam nas comissões intra-hospitalares de transplantes de Pernambuco, responsáveis pela orientação tanto de médicos e enfermeiros como de acompanhantes com pacientes com quadro de morte encefálica”, explicou o secretário estadual de saúde, Antonio Carlos Figueira, através da assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário