terça-feira, 13 de dezembro de 2011

OAB denuncia mensagem racista no Twitter


A seccional pernambucana da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ofereceu ao MPF (Ministério Público Federal), do Rio Grande do Sul, uma notícia-crime contra a estudante Sophia Fernandes. Ela publicou, na última sexta-feira, mensagens com insultos contra nordestinos, em sua página no Twitter.

“Sai do Twitter e vai cortar tua cana pra comprar teu arroz NORDESTINO”. “Tem que usar câmara de gás pra matar teu povo”. “O Nordestino é a própria sujeira”.

Segundo o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, tal conduta configura o crime de racismo. “Sophia Fernandes que não conte com a impunidade para esse ato de desatino, próprio de pessoas ignorantes”.

Outros casos

Mariano cita fato semelhante ocorrido em novembro no ano passado. “A estudante de Direito Mayara Petruso, do São Paulo, foi uma das responsáveis pela onda de manifestações de preconceito contra nordestinos, surgida na internet após o anúncio da vitória da candidata do PT, Dilma Rousseff, nas eleições presidenciais”, ressaltou o presidente da OAB-PE.

Naquela época, a OAB-PE ofereceu notícia-crime no MPF-SP - que a denunciou pela prática do crime de racismo. Atualmente, Mayara Petruso responde a uma ação penal pública incondicionada na Justiça Federal paulista, já tendo, inclusive, sido ouvida na ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário