segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Obra da Arena PE atinge marca de 64% e espera definição da Fifa

obras estádio Arena Pernambuco Copa do Mundo 2014 (Foto: Arena)

A célebre frase “coloca água no feijão que tem mais gente” nunca foi tão bem utilizada quando se trata da cozinha da Arena Pernambuco. Antes pronta para receber dois mil funcionários, agora ela tem de suprir a demanda de quatro mil. Esse é um dos reflexos do processo de aceleração de construção do estádio, que luta para se garantir entre as sedes da Copa das Confederações do próximo ano. O resultado já pode ser visto facilmente, com o obra tingido 64%.
A ideia é entregar a arena em fevereiro de 2013, prazo antecipado pela Fifa por conta da possível presença de Pernambuco na Copa das Confederações (a previsão inicial para a Copa do Mundo de 2014 era de que o estádio ficasse pronto em dezembro de 2013).
Cerca de 7 mil refeições por dia alimentam os 4 mil operários, que tiveram seus dois turnos de trabalho aumentados para acelerar as obras. De acordo com a construtora responsável pela Arena, inclusive, até na jornada noturna, que agora vai até as 4h25 da madrugada, os funcionários estão desenvolvendo instalações, montagem e acabamentos.
- Hoje temos quatro mil operários, mas se precisar colocamos dez para deixar tudo em ordem.
Com certeza estaremos na Copa das Confederações com tudo ok. Com certeza o estádio será entregue – afirmou, entusiasmado, o responsável pela parte hidráulica do estádio, Washington Araújo.
O otimismo de Washington Araújo é fundamentado nos números da construção. A Arena Pernambuco foi o estádio para a Copa do Mundo e Confederações que mais avançou na porcentagem de um mês. Os últimos dados apontam 64% de conclusão nas obras, 12% a mais do que no mês anterior. Não bastasse isso, as fases de acabamento e instalações começaram a ganhar destaque, como o exemplo da colocação dos pilares de cobertura do estádio.
Para avançar com a construção, o modo de operar as obras teve de ser modificado. Segundo a construtora, os “ataques” estão sendo realizados em todas as áreas da arena e mudanças de materiais facilitarão a conclusão mais rápida dos acabamentos.
Uma das novidades é a utilização de blocos pré-moldados no próprio canteiro (95% deles já estão prontos), que são instalados com a ajuda de dois novos guindastes que suportam 400 toneladas (além dos três antigos que carregam 200 toneladas cada).

globo.com/pe

Nenhum comentário:

Postar um comentário